Antropologia, Arte, Autogestão, Bolívia, Cibercultura, Ciberdemocracia, Informação

Twitcam canibaliza a televisão

Agora a pouco assisti mais um twitcast do @bemvindo_ator (screen acima), foi a primeira vez em  que interagi neste twistcast (o mais conhecido é o twitcam) até então (quando dava – horário)  só escutava. O Twitcast é igual o Twitcam, em tese uma pessoa conecta a sua webcam e outras podem olhar e comentar, os comentários são indexados na rede de cada um(a) no twitter, instantaneamente, e por ai vai se multiplicando entre aqueles que assistem, e aqueles que vão lendo os twittees dos que comentam. O emissor da imagem tem video e áudio para comentar livremente, de improviso apenas.

Quando vejo um twitcam involuntariamente sempre penso: será que o twitter imaginava a importância de uma ferramenta como essa? Será que os desenvolvedores da ferramenta imaginaram a sua importância com relação a comunicação, informação e até a democracia? Provavelmente não, tomara estar enganado. Acho que até nós, 2.0, nunca paramos para imaginar as twitcans daqui há 10 anos, consolidadas em um país com 70% a 80% da população acessando Banda Larga.

“O poder tem medo da internet” disse Castells.

A twitcam é uma belíssima ferramenta, mais uma entra as milhares possíveis na internet (que igualmente tem irmãs nefastas), por ela temos a democratização radical da comunicação levada ao extremo, radicalizada, é a proliferação da fantástica e verdadeira “televisão”, é a canibalização da televisor e suas referências e conceitos. Na twitcam o vídeo novamente faz jus ao artista, o aceite é instantâneo, direto, recíproco, e por que não afetivo e carnal, sem truque, gravação e marketing. Quem realmente é bom (de coração) vai perpetuar-se. Em dez anos vou humildemente comentar de novo sobre as twitcans.

Ps- A twitcam de hoje estava maravilhosa, Bem vindo é um dos grandes da arte Brasileira, hoje abordou-se por exemplo religião, o Circo e a composição Cristã no Socialismo, é quase existente artistas circenses negros, e o socialismo cristão é praticamente latino, temas e questões difernetes, dialógicos, tudo de forma diferencial e conclamando a “união twitcast”.

Padrão

Deixe um comentário