Pessoal

A Zoropa me presenteia com Indochine, Massive, Bosch, a Peste, gatos e o Comunismo.

A Cíntia Barenho chegou ontem de viagem, tinha tirado férias e ido conhecer um pouquinho da Europa. Passou por Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Paris (França), Madri e Barcelona (Espanha), Milão, Verona e Veneza (Itália), Praga (República Tcheca) e Munique (Alemanha).

Na mala veio vários presentes para a casa, alguns permanentes, como uma nova máquina fotográfica, outros não, como chás, cafés e chocolate com maconha (ainda não provamos).

Meus presentes foram diversos, conforme foto acima. Claro que o maior de todos foi a volta da Cica, ainda assim vale nesse espaço im-pessoal descrevê-los, dividir um pouco da alegria por cada um deles 😉

De Paris (Champs Elysees) veio o primeiro presente, o DVD duplo do show do “Indochine” no State de France em 2010, a banda é de 1981, mistura Rock e New Wave, está entre as minhas preferidas da França, seu ápice foi na década de 80. Dias atrás coloquei aqui no blog o vídeo da música “J’ai demandé à la Lune” do Mickey 3D, tocada pelo Indochine nesse show.

O segundo veio de Madri (Museo Del Prado), um mousepad lindo, a pintura é os “7 pecados capitais” de Hieronymus Bosch (1450), El Bosco é um pintor Holandês, Renascentista, famoso por abordar o pecado e a tentação, suas obras influenciaram os surrealistas por séculos. A pintura de Bosch sempre me chamou atenção, desde a graduação em artes eu gostava de olhar suas imagens na internet. O terceiro é também Bosch, o “Jardim das Delícias”, quadrado abaixo (foto), ele desdobra-se em um óculos 3d da pintura, muito legal 🙂

O quarto veio certo e errado, é o último cd do Massive Atack, “Pray for rain”, por sinal ótimo. O presente foi certo pois gosto de Massive, errado porque a Cintia Barenho queria na realidade trazer o Loussie Ataque, outra banda que gosto bastante. Confusão aparte, o presente foi muito bem vindo. Massive Atack é uma banda inglesa de Trip Hop, a primeira vez que escutei foi num especial do Free Jazz, me chamou atenção a novidade. Vale escutar.

O quinto foi um chaveiro lindo, direto de Veneza, artesanato em couro, é a miniatura da máscara do “Doutor da Peste”, máscara que “doutores” usavam para se “proteger” ao tratar enfermos de peste negra no séc. XIV (imagem). Com o passar dos anos, essas máscaras foram incorporadas ao teatro de rua, alegorias e carnaval.

O sexto também vem de Veneza, o postal do Gato Arlecchino da peça de Dario Fo. Na sequência 3 botons de Praga, o primeiro é o Tanque da Primavera de Praga, depois o clássico boton de Lenin e a Insignia do Exército Soviético.

Padrão

Deixe um comentário