Pessoal

Leituras do momento: Slavoj Zizek e Philip Roth

Comecei a ler no últimos dias com mais afinco o último livro do Slavoj Zizek, “Vivendo no fim dos tempos”, paralelo a ele, para aliviar, acompanha o “O Teatro de Sabbath” do Philip Roth, abaixo uma apresentação de ambos.

Conforme a leitura se desenvolver eu vou comentando.

Imagem

“O Teatro de Sabbath” de Philip Roth – leia mais em as Leituras do Giba: http://goo.gl/NvqSC

Teatro de Sabbath é uma criação cómica de proporções épicas, e Mickey Sabbath o seu herói gargantuesco. Antes um escandaloso e inventivo saltimbanco, Sabbath, aos 64 anos, continua audazmente antagónico e excessivamente libidinoso. Mas depois da morte da sua amante de longa data – um erótico espírito livre, cuja audácia adúltera excede até a sua – Sabbath embarca numa turbulenta viagem ao passado.
Desolado e só, cercado pelos fantasmas daqueles que mais o amaram e odiaram, encena uma série de absurdas catástrofes que o levam aos limiares da loucura e da extinção.

Imagem

“Vivendo no fim dos tempos” de Slavoj Zizek na Carta Maior http://goo.gl/qlaai 

Não deveria haver mais nenhuma dúvida: o capitalismo global está se aproximando rapidamente da sua crise final. Slavoj Zizek identifica neste livro os quatro cavaleiros deste apocalipse: a crise ecológica, as consequências da revolução biogenética, os desequilíbrios do próprio sistema (problemas de propriedade intelectual, a luta vindoura por matérias-primas, comida e água) e o crescimento explosivo de divisões e exclusões sociais. E pergunta: se o fim do capitalismo parece para muitos o fim do mundo, como é possível para a sociedade ocidental enfrentar o fim dos tempos?

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s