Capitalismo, Cibercultura

Cosmópolis de Cronenberg: Um espectro ronda o jovem psicótico capitalismo

Nessa semana vi “Cosmopolis”, último filme do cineasta canadense David Cronenberg, o mesmo de Videodrome, Crash, Um método perigoso e Senhores do Crime. Ambientado em um futuro não muito distante, um jovem bilionário cruza Nova York em sua limosine para cortar o cabelo em um tradicional e “superado” barbeiro.


Em Cosmópolis o espectador vai encontrar o drama psicológico do Capitalismo, o sistema mercado que constantemente recebe sentimentos humanos, como estar nervoso, calmo, impaciente, com Cronenberg será personalizado e viverá seus medos mais inconscientes. Com face jovem, acelerada e acumuladora de *números, bens, sonhos e sexo, Eric Packer (Robert Pattinson) se vê a cada hora que passa mais incapaz de lidar com os efeitos sociais e psicológicos de sua personalidade e comportamento no mundo.

* Dinheiro, informação, pessoas, etc.

 

Eric é um jovem e prodígio bilionário, operador do mercado, dono de várias startup e cercado por hackers. A combinação de sua condição de jovem, rico e poderoso o faz sentir-se intocável, será que não? Mas o mundo está “instável”, Nova York pelo menos, Eric e seus jovens assessores divergem dos padrões de mercado e estão sendo aniquilados pelo yuan chinês, as ruas estão tomadas por revoltas com ativistas (não movimentos) midiáticos, um dos motivos é a visita do presidente americano afirma o segurança de Eric: – “Que presidente?” diz Eric desprezando a política.

Qual o papel de Cosmópolis afinal? Prever o futuro ou nos mostrar a face psicótica do capitalismo (que fazemos parte) e seus operadores?

Veja e me diga você!

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s