Eleições 2012

5 pontos de uma campanha política de internet, o resto é só bannerzinho de Facebook

Breve post que elenca os pontos principais de uma campanha web:

1) TRANSPARÊNCIA – Aumentar a visibilidade e a porosidade da campanha e sua coordenação junto a sociedade, desburocratizando o acesso e as formas de aproximação, abrindo canais de contato permanentes entre cidadão e a pessoa do candidato, que deve ser menos personagem e mais o indivíduo;

2) COMUNICAÇÃO – Dar a melhor informação, aquela que TV, Rádio e Panfleto não conseguem por causa da limitação de tempo, espaço e característica de mídia. Na internet a informação deve ser a mais completa, a mais propositiva e não a mais reduzida. A informação deve ser multimídia e inovar na linguagem, o centro é facilitar o acesso e qualificar a informação;

3) INTELIGÊNCIA – Escutar, perguntar e escutar muito – mas muito – o que as pessoas pensam da cidade, dos temas e regiões. Usar esse conteúdo para formular inteligência na tomada de decisões e na pró-atividade de conteúdos, discursos, textos e estéticas diversas dos materiais e das práticas comunicativas;

4) HORIZONTALIDADE – Reconhecer o conteúdo do outro, mostrar o outro, o apoiador, o cidadão, animando a todos (comunicadores ou não) na produção de conteúdo, na cobertura colaborativa e na formulação de propostas e fortalecimento de conceitos e agendas presenciais e digitais,  formando redes, sendo um elo forte entre diferentes, conectando pessoas e estimulando a sua participação, chamando ao debate e ofertando bons conteúdos;

5) PROPOSTAS –  Focar nas propostas e no que as campanhas se diferem. Em geral, na TV, as candidaturas divergem na vírgula, são muito parecidas, o que faz com que o cidadão tenda a votar naquele mais conhecido, o mais mediático. Na web não se pode ter meias-palavras, ser vacilante. A proposta precisa ser ousada e clara, sem gasto de energia com “viraizinhos” de ataque e perfis fakes, mas mostrando, comparando, informando as diferenças com conteúdo de qualidade.

Mapa mental que fiz para planejamento/ação de uma campanha na Internet – versão 1.0

Vale ressaltar que esses são apenas alguns pontos que eu identifico como importante em uma campanha web, aqueles que acredito serem os principais. Para sua aplicação existem técnicas, “produtos” e softwares que ajudam muito, mas o centro é a estratégia geral da campanha web ser politizada, ou vira só ‘bannerzinho’ de Facebook.

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s