Eleições, México

“Sobran las balas, sobra la miseria y falta la consciencia.” #YoSoY132 frescor na eleição Mexicana

A eleição mexicana foi hoje (01/07) e a contagem de votos ainda não terminou, a boca de urna aponta a volta do velho PRI a presidência com Enrique Peña, um Collor do tipo novela SBT, se por um lado o México deverá negar o governo Calderon relegando ao 3º lugar Josefina Vázquez (PAN), por outro a alternativa foi olhar para o passado e resgatar o PRI, partido que governou o México por quase todo o século XX. O bi-partidarismo, sonho da elite mexicana, segue em construção, no meio do caminho Obrador (PRD), candidato da esquerda, que deverá ficar em segundo lugar. A esquerda garante uma boa votação, mas romperá o acordo de alternância de poder entre PAN e PRI?

De novo, de fato, só a juventude mexica com o #YoSoy132, vale ler matéria da Carta Maior, vale leitura!

Vale ler também o especial sobre o PRI que a Rede Brasil Atual fez (AQUI)

Cidade do México – O impensável sempre tem lugar. Em pleno processo eleitoral mexicano, o impensável se chamou #YoSoY 132, um movimento estudantil que surgiu na Universidade Iberoamericana contra o candidato do PRI, Enrique Peña Nieto, e contra o ultraje da informação simbolizado para os jovens no canal Televisa. Se o movimento estudantil mexicano se definiu claramente contra o representante do PRI, sua irrupção na cena política foi muito mais além da disputa pela presidência. #YoSoY 132 instaurou um espaço de debate e diálogo que soube liberar-se da camisa de força tradicional com que os meios de comunicação do sistema oficial envolvem as sociedades. Por meio da internet e das redes sociais #YoSoY 132 criou um canal paralelo de discussão e de crítica global ao Estado mexicano que não tem precedentes no país.

Ainda que o contexto seja diferente e o México seja uma democracia, a sua maneira repentina e mobilizadora #YoSoY 132 segue a trajetória dos jovens revolucionários do Egito que, graças à internet, conseguiram plasmar uma rebelião contra todo um sistema. Acusado de partidarismo, de servir aos interesses do candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, dividido, contaminado pela contrapropaganda, # YoSoY 132 sobreviveu aos ataques e manipulações para deixar uma marca fresca e duradoura.”

Leia mais no site da Carta Maior

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s