Tarso Genro

Para Tarso Genro uso das redes é prática transformadora, não ferramenta!

O governador Tarso Genro é hoje, possivelmente, o político brasileiro de mandato executivo que mais problematiza os temas da democracia e da participação direta, em especial o exercício desta, levando em conta a atualidade da informação e da comunicação pós-advento da internet. A sociedade em rede ou, no mínimo, o exercício da cidadania em uma época hiper-conectada e a atualização estratégica de partidos e governantes vêm compondo a temática de inúmeros artigos de Tarso.

Por outro lado, a sociedade presencia um exercício permanente do governo do Rio Grande do Sul de incorporar as mídias sociais na participação digital, via Gabinete Digital e Participa RS, e de fazer comunicação digital permanente através da presença nas plataformas digitais de maior uso pela sociedade.

Mas a prática de rede para o governador parece não se limitar às ferramentas, mas rumar para estágio público e transformador, paradigmático, de compreender a transparência e a comunicação pública como bens sociais, da sociedade, e não dos intermediários, a mídia. Estes permanecem com tarefas, mas não mais com o papel do passado, pois a atualidade tecnológica superou o limite histórico social de conectar de forma permanente o representante e o representado, o que qualifica em muito a democracia.

Sem demérito, para a atualização necessária da democracia participativa, o intermediário precisa repensar seu papel, avaliando a contemporaneidade e readequando-se à luz da atualidade tecnológica das mídias sociais e do protagonismo comunicativo do cidadão comum, cumprindo assim seu importante papel não mais de “A” opinião pública, mas de mais uma opinião, de preferência qualificada.

Entenda a motivação desse post e a imagem abaixo:

Mais uma vez, apelamos às redes”

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s