Google

Minha pegada geográfica por ai!

O Google vem notabilizando-se na idéia de compartilhar horas dia na vida de todos, querendo ou não, de forma voluntária ou mesmo sem conhecimento do cidadão. São inúmeras ferramentas, um legítimo pack que se combina e complementa na comunicação e informação via texto, foto, vídeo, monitoramento e georreferenciamento, por exemplo. Se tempos atrás pensavamos essa empresa unicamente pelo sistema de busca, pode esquecer, hoje ela é muito mais parte de sua vida que apenas uma suposta “livre” escolha na hora de navegar.

O Latitude é uma dessas ferramentas de georreferenciamento, perto dela a linha do tempo do tempo do Facebook parece doce de criança. O Latitude é aplicado ao smathphone, ao ser ativado ele vai registrando os seus passos com grau de marcação incrível, de tempos em tempos ele retorna um relatório para seu email. Semana passada viajei a trabalho para Brasília, eis abaixo minha “pegada geográfica” na capital federal.

O auto-georreferenciamento, compartilhado entre cidadão e empresa que disponibiliza o serviço, aqui em questão o Google, ainda não é um formato de negócios claro, pouco sabe-se do uso dessa informação pelo Google, o que suscita debates acalorados e geralmente extremistas, de um lado a defesa da individualidade da pessoa que se auto-georreferencia, ela de forma esquizofrênica quer ser mídia apenas quando lhe convém, de outro lado a construção de valores entre as chamadas empresas 2.0 e nós, seus voluntários gratuitos, produtores de conteúdo e usuários desses produtos que em breve assinaremos contratos de disponibilização de informações. Dúvida?

E o debate segue, o que você acha?

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s