Google

Linhas de ônibus de Porto Alegre poderiam estar no Google Maps (*atualizado)

Essa é Porto Alegre.

São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro já estão com suas linhas de transporte público no Google Maps, o serviço requer trabalho e dedicação, mas é muito simples para as empresas municipais fazerem.

O retorno para a sociedade é enorme.

Abaixo coloquei o nome de duas ruas do Rio de Janeiro, selecionando a opção “ônibus”, o Google Maps me sugere os trajetos no mapa, e a esquerda as linhas de ônibus e o tempo médio que cada linha vai levar até o local desejado.

Rio de Janeiro - Clique para ampliar

O Google Maps é sem dúvida o serviço de localização mais usado no país, com alta taxa de disponibilidade, raramente o serviço fica fora do ar, aliado a uma boa usabilidade e a disponibilidade em diversos gadgets (desktop, notebook, tablet e smartphone), ele torna-se uma ferramenta essencial em uma administração pública, uma pena que Porto Alegre se fecha para esses serviços, seguem os Porto Alegrenses e visitantes sem um serviço rápido e acessivel para enfrentar o caos do transporte público local.

Basicamente as agências de transporte, departamentos públicos de transportes etc. fazem todo o processo através deste site:http://maps.google.com/help/maps/transit/partners/participate.html

No item “Process” todo o processo é explicado, mas de forma resumida, a agência precisa formatar seus dados de acordo com o protocolo GTFS (General Transit Feed Specification), testar os feeds usando uma ferramenta para tal, assinar um contrato online de parceria com o Google, submeter os feeds gerados para validação pelo Google e depois de estar tudo OK, o serviço é lançado.

Para expor as informações no Google Maps e outros serviços/aplicativos, o Google “busca” as informações periodicamente em um servidor da agência com endereço fixo da web, como por exemplo: http://myserver.agency.com/current/google_transit.zip. Todas as modificações e atualizações são colocadas ali pela agência, seguindo as regras definidas no site acima apresentado.


Minutos depois de publicar esse post, o Gilberto Simon, amigo do Facebook, me passou a iniciativa do “trafegue bem“, um serviço semelhante ao que eu citei, feito sobre a Api do googlemaps, é uma iniciativa da sociedade, já bem funcional, de preencher a lacuna da prefeitura em não prestar esse serviço básico.

Vale conhecer no Porto Imagem.

Padrão

5 comentários sobre “Linhas de ônibus de Porto Alegre poderiam estar no Google Maps (*atualizado)

  1. Uso este serviço aqui em Belo Horizonte e é ótimo, antes mesmo do Google disponibilizar isso a BHTrans (responsável pelo nosso transporte) já tinha uma outra empresa que fazia este serviço para ela, bem completo, só não tinha o mapa, só o relatório das linhas de ônibus

  2. MrBlack disse:

    Normalmente to por ai indignado criticando tudo quando eh servico lixo da prefeitura da nossa cidade… porem dessa vez tenho que dizer que sim, a prefeitura ja presta um servico online com rotas de onibus. Pouco divulgado, mas muito bom, com linhas de onibus, pontos de onibus, taxi, lotacoes…

    http://www.poatransporte.com.br/

    • Felipe G. Nievinski disse:

      O PoaTransporte não permite fazer roteirização, i.e., encontrar a melhor linha de ônibus para ir de um ponto a outro.

  3. carolkellerman disse:

    Excelente ferramenta. Os onibus em todo o brasil poderiam fazer que nem em londres, falando o nome e o local do proximo ponto, pra ficar mais facil . Precisamos estar prontos pra copa/olimpiada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s