Internet

O Utah Data Center, idealizado na administração Bush, já em 2013 começará a espionar você, mano!

Magazine2004

Dentro da Matrix

Mês passado a Wired publicou artigo de James Bamford sobre o Utah Data Center, gigante centro de inteligência e espionagem eletrônica que a NSA – Agência de Segurança Nacional (em inglês: National Security Agency) está construindo no Estado de Utah. São 200 milhões de investimento em um complexo cinco vezes o tamanho do Capitólio americano, o legislativo nacional.

O início dos trabalhos está programado para setembro de 2013, a tarefa é “secretamente capturar, armazenar e analisar grandes quantidades de palavras e imagens através das redes mundiais de telecomunicações”, porém sem engana quem achar que são os tweets e publicações públicas no Facebook, o mamute Bluffdale incluirá o “conteúdo completo de e-mails particulares, chamadas de telefone celular, buscas do Google, bem como todos os tipos de trilha pessoal, trilhas estacionamento de recibos de dados de viagem, itinerários, compras de livraria, etc”, são exemplos de dados que serão coletados, normatizado e organizados nas ações de inteligência política e armada da NSA.

NSA

Mas não para por ai, segundo os informantes de Bamdford, o centro “também é fundamental, para quebrar os códigos… porque muitos dos dados que o centro irá tratar são financeiros, operações com ações, negócios estrangeiros, segredos militares e diplomáticos, documentos legais (…) a NSA fez um enorme avanço há vários anos em sua capacidade de cryptanalyze, ou quebrar, os sistemas de criptografia complexos empregados por não apenas os governos ao redor do mundo, mas também muitos usuários de computador em média os EUA.” E você ainda acredita que está imune?

A NSA está viva e forte pós 11 de setembro, o que para muitos seria sua derrota foi na realidade seu revigoramento. Nunca em nenhuma época da história o governo Americano espionou e interveio tanto na internet por suas agências “autônomas” e incontroláveis. A individualidade do cidadão americano, e a de milhares de pessoas, instituições, empresas e governos em toda a parte do mundo, estão totalmente despreparadas para complexos como Utah Data Center. E você ainda segue acreditando na “revolução do Facebook” no mundo árabe?

Padrão

Deixe um comentário