Internet

Três momentos de nossa navegação na internet.

Dias atrás lendo uma pesquisa sobre os horários de uso do smartphone, tablet e notebook, por um mesmo usuário, fiquei pensando como necessitamos avançar na produção de conteúdos, hoje produzimos basicamente para um suporte de 15″ a 17″. Outra questão que me veio a mente são as formas de navegação que experimentamos na web nos últimos anos, o que eu divido em 3 grandes fases que funcionam concomitantes.

Fase 1: Navega-se de link em link, talvez a época mais concreta para o termo “navegação”, de um site vamos a outro e assim por diante. A fonte e os sites e blogs em sí são o centro. Centro: Navegação direta pelo endereço www.

Fase 2: A era dos buscadores, em especial a era Google, de posse de uma palavra chave achamos todos os sites e conteúdos que desejamos. A preocupação em anotar o endereço de um site já não tem tanta relevância. Desde de 1998 o Google supre as navegações por um sistema de rotas pré-definidas pelo sistema. Conceito: Navegação mediada por busca de conteúdo.

Página do Google em 1998.

Fase 3: A era dos Apsp, período que começamos a vivenciar com mais força no Brasil atual, a navegação via navegador diminui, entram mistos de programas e site, os apps, aplicativos que se instalados nos gadgets podem resolver a navegação do usuário através de uma plataforma customizada. Conceito: Navegação direta e limitada aos serviços do aplicativo.

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s