Cibercultura

Google em busca da Arte do mundo, um bom debate.

Post abaixo retirado do Bog do Google em Português. É gigantesco o número de obras já catalogadas pela empresa, indiscutível também a necessidade da ação, digitalizar o acervo de arte do planeta e disponibilizá-lo na internet é sem dúvida uma ação que tende a potencializar o conhecimento social sobre a arte, bem como ampliar a visita presencial nos museus citados. Mas isso deveria ser um serviço de uma empresa privada? Qual peso das benesses e os riscos na “detenção” desse patrimônio cultural?

Grafite de rua no BrasilInscrições rupestres na África do SulArte aborígene na Austrália.

Art Project demonstra o nosso compromisso em trazer a cultura para a internet e disponibilizar o acesso ao maior público possível.

Desde o lançamento (link em inglês) do Art Project no ano passado, curadores, artistas e interessados do mundo todo ofereceram suas ideias empolgantes sobre como aumentar a diversidade e melhorar a experiência de colecionar, compartilhar e descobrir a arte. Instituições de todo o globo pediram para fazer parte do projeto.

Hoje, em cerimônias em Paris e Chicago, anunciamos uma grande expansão do Google Art Project. O Art Project original contava com 17 museus em nove países e mil imagens, a maioria delas quadros de mestres do Ocidente. A partir de agora, com alguns meros cliques, os amantes de arte do mundo inteiro podem descobrir não apenas pinturas, mas esculturas, arte de rua e fotografias de mais de 150 museus em 40 países; são mais de 30 mil objetos em alta resolução.

Na América Latina, o projeto inclui mais de 1200 peças de 5 países e 10 museus:

Inúmeras instituições, pequenas e grandes, museus tradicionais e ambientes modernos de arte estão representados na expansão do Art Project. Clique aqui e dê uma olhada na Casa Branca em Washington D.C. Explore a coleção do Museu de Arte Islâmica no Catar. Examine bem de perto a obra “Saudade”, da coleção da Pinacoteca. Continue a jornada na Índia, com a exploração do tríptico de Santiniketan nas salas da Galeria Nacional de Arte Moderna em Nova Déli. Estas são algumas das novidades do Art Project expandido que você deverá apreciar:

  • O usuário pode procurar no conteúdo pelo nome do artista, obra, tipo de arte, museu, país, cidade e coleção. Hangouts de vídeo e Google+ estão integrados ao site, o que possibilita aos usuários criar galerias pessoais ainda mais envolventes.
  • A qualidade das imagens do Street View agora é melhor que a da versão original. Um ‘carrinho’ especialmente projetado fez imagens em 360 graus do interior de galerias selecionadas. O material foi combinado para garantir uma navegação suave de mais de 385 salas dentro dos museus. Os interiores das galerias também podem ser exploradas diretamente do Street View no Google Maps.
  • Mais de 30 mil obras de arte exibidas em alta resolução. Algumas foram fotografadas com extraordinário detalhe, por meio da tecnologia de captura de fotos em superalta resolução ou ‘gigapixel’. Isso permite que o usuário perceba detalhes da pincelada ou pátina além do que é possível a olho nu.
  • Um recurso aprimorado de Minha Galeria possibilita que o usuário selecione qualquer uma das 30 mil obras de arte, juntamente com seus detalhes preferidos, para construir sua própria galeria personalizada. É possível adicionar comentários em cada pintura e compartilhar toda a coleção com amigos e a família. É uma ferramenta ideal para estudantes.
  • O novo Art Project inclui ferramentas novas chamadas Explorar e Descobrir. O usuário pode encontrar obras por período, artista ou tipo de arte, com exibições de museus de todo o mundo.

É uma satisfação enorme criar um jeito conveniente e divertido de interagir com a arte. Esta é uma plataforma que esperamos ser de grande interesse para estudantes, aspirantes a artistas e apreciadores de arte. Isso foi possível somente graças aos nossos parceiros em todo o mundo. Todos compartilham o objetivo comum de estimular o interesse pela arte e são nossa grande inspiração.

Postado por: Alessandro Germano, Gerente de Novos Negócios, Google Brasil

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s