Jornalismo, Twitter

#VejaInvaders e os desdobramentos no Twitter (parte II)

Jornalista da Veja acusado de colocar câmeras ilegais no hotel Naoum

Passado o primeiro round, descrito no post abaixo, na manhã de sábado (27) chega as bancas a Revista Veja, nada de novo como já dito, o impresso apenas amontoa uma série de suspeitas sem provas, de ilegal por enquanto apenas a ação do jornalista Gustavo Ribeiro (Twitter AQUI), que além da tentativa de violar o apartamento de um hospede, deverá explicar a instalação de câmeras secretas em um hotel, visto que a direção do hotel descartou que as imagens sejam de suas câmeras.

Por toda a última noite (já tinha feito na interior) o solitário blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, dedica-se a tentativa de construir uma tese anti-internet, segundo ele o movimento nas redes sociais digitais teriam sido uma “Operação Despiste”, feita por “uma rede de ‘profissionais’ para atuar na Internet e contam com uma rede de blogueiros a soldo, pagos indiretamente com dinheiro público” (post AQUI).

Se a Revista já havia passado recibo da ilegalidade, com a publicação das fotos que comprovam o crime de invasão de privacidade, conforme o Blog do LEN explica AQUI, o desespero no blog de Reinaldo Azevedo acabam aprofundando ainda mais uma inegável constatação, VEJA sentiu o golpe também na política. A empresa por certo somou entradas e saídas e viu que perdeu, o escorregão de seu jornalista ganhou mais visibilidade que a matéria, o projeto fim, que deveria girar entre roubar documentos de José Dirceu e/ou colocar escutas/câmeras internas ao apartamento não se efetivou, nesse caso específico a Veja só perdeu, e suas dores de cabeça apenas começaram.

Reinaldo Azevedo, a esquerda de chapéu, desesperado e sozinho produz posts e tweets sem parar na defesa do colega Gustavo Ribeiro

O mal estar de Reinaldo Azevedo é imensurável, escalado para a defesa (indefensável) da matéria impressa, segue sua cruzada sozinho em dar  “proteção” a ilegalidade do jovem jornalista Gustavo Ribeiro (PUC/ BSB – 2009). Reinaldo fez dois posts nessa madrugada, por um lado tenta descobrir alguma relevância na matéria da Veja, por outro, tenta defenestrar o movimento que colocou a tag #vejainvaders em primeiro no Trend Topics Brasil durante todo o fim de semana, só na sexta-feira a noite e no sábado, foram mais 10.400 mensagens com a tag #vejainvaders, nas últimas 24h foram mais de 400, mostrando que na internet a indignação com a ilegalidade da matéria prossegue, nem cito as demais tags ou comentários sem tag alguma, por certo maioria.

Tweets desesperado de Reinaldo Azevedo consegue 6 RTs

Entre as mensagens de maior repercussão no twitter, todas com mais de 100 RTs cada, vale citar:

  • Invasão do MST é crime. Invasão da Veja é liberdade de imprensa. #vejainvaders
  • Antigamente jornalistas usavam papel e caneta; depois, celular e Ipad; agora usam chave-mestra e pé de cabra. #vejainvaders
  • A #vejainvaders tem que fazer um curso com O Impostor!
  • Antes dizíamos “Saiu na Veja? Então é mentira!” … Hoje dizemos “Saiu na Veja?! então é crime!” #VejaInvaders
  • Wikileaks: Para EUA, Veja fabricou proximidade do PT com as FARC por objetivos políticos. http://t.co/iTOFHlO #vejainvaders
  • Veja! aprendeu técnicas de jornalismo num worksohop com o News of the World #VejaInvaders
  • invasão do TWITTER do serra dá primeira página dos portais. repórter tenta invadir APARTAMENTO do zé dirceu? nem uma linha #vejainvaders

Tweet de @HPozzuto registra a indignação e chega a 177 RTs

Para além do twitter vale registar a participação da tema nos blogs, em especial na rede denominada progressista, ainda que infinitamente inferiores que o twitter em volume, os blogs cumprem um importante papel de levar adiante as informações, munindo assim os tweets com conteúdo de qualidade, questão de grande relevância, visto que a grande mídia nacional segue na proteção de seu par, a VEJA.

Jornal Sul 21, um dos primeiros a abordarem o tema.

Na sexta-feira a tarde o estopim foi aceso pelo blog do José Dirceu (AQUI), nas minhas conexões (rede) a notícia chegou pelo Sul21 (AQUI), na sequência o Blog da Cidadania (AQUI) começou uma série de avaliações, o Blog Vio Mundo (AQUI) entrevistou o gerente do Hotel. São inúmeros blogs que estão produzindo conteúdos, avaliando e problematizando o acontecido, eles municiam de conteúdo o twitter, que leva e traz novas informações com velocidade, mantendo a rede informada e contribuindo com informação os blogs.
A sequência de notícias sobre o caso ainda está em aberto e terá muitos desdobramentos.  A disputa política (nesse tema) apenas começou.

Série de Eduardo Guimarães no Blog da Cidadania

Vio o Mundo entrevista gerente do Hotel Naoum

Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s