Jornalismo, Twitter

#VejaInvaders e os desdobramentos no Twitter (parte I)

No dia de ontem (26), José Dirceu, ex-deputado do PT, publicou em seu blog a seguinte notícia: “Repórter da revista Veja é flagrado em atividade criminosa contra mim” – AQUI, no post o petista relata que o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro da Revista Veja, “aproximou-se de uma camareira e, alegando estar hospedado no meu apartamento, simulou que havia perdido as chaves e pediu que a funcionária abrisse a porta”, a camareira não caiu no conto e avisou a segurança, “desmascarado, o infrator saiu às pressas do estabelecimento, sem fazer check out e dando calote na diária devida, ainda por cima”. O Hotel registrou queixa na 5º distrito policial (imagens AQUI).

Capa do blog de José Dirceu.

A notícia de publicada no Blog do ex-deputado inundou as redes Sociais Digitais, em especial o Twitter, uma das primeiras matérias publicadas foi a do @jornalsul21 (AQUI), uma das melhores até agora. Os desdobramentos da internet não pararam de acontecer, centenas de internautas começaram a dar repercussão ao caso. As mensagens dividiam-se entre condenar a revista e debochar do acontecimento. A grande mídia segue em silêncio sobre o caso, provavelmente medindo a exposição de falar ou não do caso.

Internautas debocham do silêncio da grande mídia.

Em poucas horas o perfil do jornalista no Twitter @gnribeiro foi identificado (Twitter AQUI), sua timeline era aberta e foi bloqueada, ou seja, o jornalista ou a empresa assustaram-se com a repercussão e bloquearam a conta. Na manhã ela estava em aberto, o jornalista comentava basicamente sobre futebol, dando alguns RTs em mensagens da Revista em que trabalha.

Perfil de Twitter do Jornalista da VEJA

Chama atenção também um contato que ele fez com o Hacker @douglaslopesweb, no Twitter o jovem se apresenta como “Um hacker que abala a república”, título que ganhou da Revista Época por ter invadido o email do ex-deputado José Dirceu, segundo a Época, Douglas “copiou 25 mil e-mails do ex-ministro José Dirceu e tentou vender as informações sigilosas para a oposição”. A informação da Época precisa ser checada, afinal ela tem tanta credibilidade quanto a Veja. Mas fica a curiosidade, que serviços @gnribeiro queria contratar de@douglaslopesweb, seria comprar os 25 mil? emails?

Matéria da Época sobre Hacker que repórter da Veja tenta contatar

Jornalistas da Veja também saíram em defesa do foca acusado de tentativa de arrombamento, de forma atabalhoada e desesperada, Reinaldo Azevedo, por exemplo, passou a noite no twitter desqualificando o movimento de José Dirceu, quando acessou a capa da VEJA disse ele: “@reinaldoazevedo bit.ly/ptvUqc Tá nervoso, Zé?! É TPV, tensão pré-Veja…”, quando a capa da revista foi liberada ele não contém o desespero e solta um “Espalhem os que estiverem acordados”, passava das 3h da manhã (imagem abaixo).

Em movimento desesperado, Reinaldo Azevedo conclama "acordados" às 3h da manhã

Amanhece e a Revista VEJA é distribuída, a matéria não traz nenhum elemento importante, apenas reforça a idéia que José Dirceu segue ativo fazendo política, mas não propõem nenhuma ilegalidade. A matéria é aprofunda ainda mais a ilegalidade do jornalistas, fotos são publicadas de José Dirceu no corredor de Hotel, a câmera está escondida ou é furto das cameras de segurança do Hotel? Ambos os casos a invasão de privacidade é latente.

Foto divulgada na Veja, José Dirceu abrindo uma garrafa de água em frente seu apartamento ?!?!

Na internet o combate prossegue e inúmeras tags são criadas para retratar o caso no Twitter: #vejamurdoch #vejaissotemqueacabar e #vejainvaders, essa última por sinal, #vejainvaders,  ganhou força e nesse momento (12h 26) segue em primeira no TT Brasil, pela disposição da timeline ela tem grande chance de entrar no TT mundial, sinal de quem são milhões de tweets emitidos com a Tag que critica e condena a Revista Veja, bem como que o movimento desencadeado por José Dirceu terá mais visibilidade que a própria matéria da revista.

Vamos acompanhar.

Padrão

4 comentários sobre “#VejaInvaders e os desdobramentos no Twitter (parte I)

  1. Além da credibilidade, perderam a noção do ridículo.

    É para continuarem agindo desta forma criminosa que estas editoras fizeram lobby junto aos políticos conservadores, não deixando passar no Congresso a criação do Conselho Nacional dos Jornalistas. Com o Conselho (ou Ordem) dos Jornalistas, haveria como punir estes canalhas sem ética, que enxovalham o nome da categoria.

    O Conselho dos Jornalistas serviria para regular e fiscalizar a profissão, evitando que fato como esse ocorressem, jamais para cercear ou censurar a liberdade de imprensa ou de expressão, como divulgaram amplamente os veículos facistas do PIG.

    Além dos bons jornalistas, quem perde com a atitude desses porcos é o público leitor, que consome informações mentirosas e obtidas de forma criminosa.

    • Olá Anônimo 18:47.
      Registrei apenas a foto do Dirceu, não vou incorrer (de forma ética) na mesma ilegalidade que o jornalista da Veja.
      Hoje a noite, máximo amanhã cedo, publico a segunda parte do post.
      Grato pelo comentário.
      Lucio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s