BlogProgRS, Blogs, Blogueiros Progressistas, Blogues

O sentido estratégico dos Blogueir@s Progressistas #blogprogrs

Com uma atividade de rua chamada Pig Parade, encerrou no domingo (29), à tarde, o Iº Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS – BlogProgRS. O encontro de caráter político pretende dinamizar processos de relação e troca de experiências entre comunicadores (as) digitais dos mais diversos temas, bem como,  problematizar e ampliar a compreensão do papel e estágio atual da comunicação digital no Rio Grande do Sul, em rede, e em redes sociais digitais.

Final do encontro BlogPogRS, minutos antes do PigParede (Foto: Cássio

Durante três dias, mais de 200 blogueir@s e Tuiteir@s assistiram palestras, fizeram oficinas, ouviram relatos de experiência de outros blogs, debateram e formataram um documento político a ser levado para o encontro nacional, e de quebra festejaram e fizeram uma ação bem humorada de rua, pois a boa política sempre andou junta com a alegria. Mesmo não sendo números oficiais, esses em breve serão publicados com print, a hastag BlogProgRS rendeu mais de 6000 tweets durante os 3 dias, e mais de 3000 pessoas conectaram o streaming do evento.

Banner do encontro

O BlogProgRS nasce do acúmulo do Iº Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas – #BlogProg (2010), momento pré-eleitoral em que o ideário político da grande mídia no Brasil resolve assumir um claro papel de oposição ao governo Lula e a candidatura Dilma. Simplórios observadores disseram que o BlogProg foi uma movimentação eleitoral, simplórios pois só enxergam a eleição e não a política.

No último pleito presidencial, o PSDB, líder da oposição, não conseguiu achar espaço para apresentar sua candidatura pela esquerda ou centro, espectro congestionado pela amplitude da chapa liderada por Dilma. Com isso os tucanos afastam-se de sua raiz conceitual social democrata, assumem o projeto da direita mais conservadora do Brasil. Temas como a religião e orientação sexual, de forma profundamente obscurantista, tomam conta da pauta nacional. A grande mídia assume o papel de assessora de impressa desse programa.

O Brasil volta à idade média, temas e concepções já superados ganham destaque e são debatidos de forma distorcida nos grandes meios de comunicação de massa como o Jornal Nacional (Rede Globo), vide a abordagem sobre o aborto (A manipulação do aborto). A mídia ultrapassa todos os limites, a Folha de São Paulo mente com uma ficha falsa de Dilma, Bonner e Fátima Bernardes chegam perto da agressão ao entrevistar a candidata no Jornal Nacional. A candidatura revida em uma coletiva, parte para cima no debate da Band, o país está atento e dividido, não em duas facções eleitorais, mas em valores e rumos.

Um setor da comunicação nacional, amplo, autodenominado progressista, através da internet, percebe os rumos da disputa eleitoral, calcula o impacto (e estrago) em curso de uma agenda de ultra-direita no Brasil liderada pelos meios tradicionais de comunicação e decide revidar, por um lado contendo o discurso e mentiras, por outro trazendo “luzes” a um dos períodos mais obscuros das últimas décadas na comunicação. Nasce o BlogProg.

PigParede na redenção #BlogProgRS (Foto: Cintia Barenho)

A dita “comunicação isenta” do país, sem nem esconder o rabo, faz nossa sociedade recuar. O que está em jogo não é mais a disputa eleitoral, mas conceitos de vida em sociedade. O encontro gaúcho desse último final de semana, o BlogProgRS, nasce diretamente dessa luta e chamamento, nasce por necessidade de equilibrar a construção da informação e combater o obscurantismo defendido pelos grandes meios de comunicação. Mas não fica só nisso. O #blogprogrs atualizou o debate começado sutilmente no encontro nacional, o do necessário avanço no campo da formação, organização e das políticas públicas para os comunicadores (as) digitais, e vale ressaltar que cumpriu tal papel, e agora ruma coeso para o próximo BlogProg Nacional (junho de 2011).

Democratizar a comunicação é dar voz e visibilidade ao maior número possível de entendimentos que a sociedade produz sobre si mesma, ter potência para tal está intimamente ligado às condições de organização efetiva de um setor contra-hegemônico da/na comunicação nacional, amplo, diverso e não sectário, que tenha na democracia, na importância da comunicação, e no exercício da horizontalidade, critérios de defesa permanente, e isso já é, ou deverá ser muito em breve, o BlogProg.

Sigamos a construção.

Padrão

Um comentário sobre “O sentido estratégico dos Blogueir@s Progressistas #blogprogrs

  1. Pingback: O sentido estratégico dos Blogueir@s Progressistas #blogprogrs - #BlogProgRS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s