Cibercultura, Ciberdemocracia, Política

Governador Tarso Genro (RS) fará “Audiências Digitais” na internet

Tarso Genro conferindo as redes sociais digitais durante a campanha

Com a criação do Gabinete Digital, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, inova e prossegue constituindo ferramentas e práticas para ampliar a democracia no estado.

Na campanha eleitoral Tarso já tinha feito uso das redes sociais digitais para conversar e divulgar ações de campanha, usou do Orkut, facebook, blogs e do Twitter, onde seu perfil tem perto de 20 mil seguidores (as).

Na campanha o candidato também organizou vários  “tuitaços”, denominados TwiTarsos, que tiveram grande repercussão e entraram no TT-Br inúmeras vezes, bem como realizou um almoço com mais de 200 tuiteiros e blogueiros, prática que foi replicada por outros candidatos no país na sequência, o almoço foi transmitido ao vivo na rede e gerou ao fim da campanha um vídeo de agradecimento a “militância digital” AQUI.

A criação do Gabinete Digital do Governador Tarso Genro  foi amplamente divulgado no dia de hoje pelos jornais tradicionais e na rede, segundo o secretário Vinicius Wu, chefe do Gabinete do Governador, o Gabinte Digital “significa uma maneira de o governador se relacionar com a sociedade diante dos novos paradigmas da democracia que foram proporcionados pela evolução tecnológica nos últimos anos”, o secretário salienta também que o gabinete terá um portal na internet, nele o governador fará audiênciais públicas digitais para conversar com a sociedade, escutando propostas e criticas.

Secretário Vinicius Wu interagindo no twitter com Marcelo Branco, coordendor da campanha em Redes Digitais da Presidenta Dilma Rousseff, com Manoela D'Avila, Deputada Federal do PCdoB e com o grupo "O Teatro Mágico".

No programa de governo de Tarso Genro, divulgado durante o processo eleitoral de 2010, as propostas de participação digital já se faziam presentes, a criação do Gabinete Digital, portanto, é  uma promessa de campanha que já está sendo cumprida:

Participação Digital: Possibilitar a participação direta e cidadã através das redes sociais, viabilizando não só a informação, o debate e a votação de propostas e demandas, mas também os elementos necessários para a organização de reuniões, fóruns, conferências, plenárias e muitas outras formas de participação presencial. Inovações tecnológicas são importantes aliadas no fortalecimento da democracia participativa. A formação de redes sociais e espaços virtuais de interação são valiosas ferramentas facilitadoras do processo de comunicação, fiscalização e acompanhamento, assim como, da realização de fóruns de debates virtuais e da votação de demandas e propostas no processo de participação popular. (programa de governo Tarso Genro pag 8).

As novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet e suas redes sociais digitais, estão propiciando a circulação de informações e idéias instantâneas em rede, bem como a constituição de uma memória permanente do conhecimento de toda a sociedade. Essa nova dimensão de acesso a informação, conhecimento e comunicação social, articulada a aparatos técnicos e tecnológicos, têm ampliado a potência de ação do cidadão de forma direta. Com a internet garantiram-se as condições de expressão e de associação em rede, a informação e a comunicação não tem mais nos especialistas e meios formais a mesma mediação de 20 anos atrás, é o “povo” em rede que refunda de forma direta uma nova e legítima opinião pública ao opinar, divulgar e formular propostas em todos os temas da sociedade.

O paradigma da política pública 2.0 no país ainda está em aberto e por consolidar-se, em geral a “transparência” e a “múltipla escolha sobre temas” e ações ganham prioridade frente à possibilidade de participação nas redes existentes em conjunto com a montagem de plataformas permanentes de debate e interação do Estado e a sociedade. O paradigma inovador de gestão pública 2.0 será aquele que romper momentos específicos, tornando-se um canal vivo, qualificado e permanentemente capaz de articular a inteligência coletiva da sociedade e segmentá-la por áreas e graus de transparência, participação, proposição articulada às instâncias presenciais de participação, ao que parece o Governador Tarso Genro leva a sério o povo nas redes digitaise pretende ser um Governador 2.0.

Algumas repercussões no jornal Pioneiro AQUI e na Zero Hora (abaixo):

Padrão

3 comentários sobre “Governador Tarso Genro (RS) fará “Audiências Digitais” na internet

  1. Pingback: A reinvenção da política: o governador 2.0 | Coletivo Mídia Boom

  2. sr governador, o que eu preciso do sr, é uma coisa muito simples, é que o sr peça a pessoa responsável, pelo setor de tranferencias da brigada militar, que o meu amigo que esta trabalhando como sargento em osorio seja transferido para porto alegre, eu sei que o sr e as pessoas que trabalham com o sr tem mil coisas para cuidar e fazer, mas se fosse atendido seria eternamente grato, conto com sua compreensão desde já .

  3. Olá governador Tarso Genro, faço parte da executiva do PRB TRABALHADOR aqui de Porto Alegre e gostaria imensamente de não só como membro da executiva, mais como cidadão e direito que tenho baseado na constituição, de nós eleitores falarmos com as autoridades de nossa cidade ou pais e digo falar, não por emails e sim pessoalmente, pois somos filhos deste chão e sei que o sr. é um gaúcho que sempre com respeito e dedicação valoriza os seus eleitores e cidadãos.
    Se por acaso, que eu acho difícil acontecer de não me atender, o sr. pode ter certeza eu vou insistir quantas vezes for possível, pois desistir é a atitude dos fracos e eu não me enquadro nesse contesto.
    Fico-lhe imensamente grato e com certeza aguardando a sua resposta e perdoa-me se estou me dirigindo ao sr. desta forma, mais não conheço outra.

    Emanuel da Silva Corrêa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s