Autogestão, Big Buck Bunny, Blender, Capitalismo, Creative Commos, Economia, Economia Solidária, Gestão, Licenças Permissivas, Livros, Música, Negócio, Produção de Produtos Imateriais, Software, Trabalho, Vídeos

Autogestão e a produção de produtos imateriais – o caso Blender e Big Buck Bunny.

https://i0.wp.com/www.bigbuckbunny.org/wp-content/themes/bunny/graphics/header1.jpg

A poucos post`s abaixo, AQUI, falei da Produção de Produtos Imateriais, e citei para falar depois, do Blender e Big Buck Bunny. Vamos lá então. Em breve comento a relação entre ambos os post`s.

Blender: Também conhecido como blender3D, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. Está disponível sobre uma licença BL / GNU General Public License.

Big Buck Bunny: Filme de animação, dos mesmos(as) autores(as) da animação “Elephant’s Dream”, a Blender Foundation.

A animação – Big Buck Bunny, foi recentemente motivo de comentários de John Maddog Hall – Fundador da Open Source International, uma das principais referências do cenário do Software Livre mundial, disse ele: “o BBB (Big Buck Bunny) foi criado com o Software Livre chamado Blender. Alguns até sabem que não apenas o filme inteiro está sob a licença Creative Commons, como também que todas as partes intermediárias também se encontram sob a Creative Commons e disponíveis para download. A Blender Foundation incentiva todos a alterarem o filme, criarem finais diferentes, personagens diferentes ou continuações para o filme”.

Creative Commons: Creative Commons (tradução literal:criação comum também conhecido pela sigla CC) pode denominar tanto um conjunto de licenças padronizadas para gestão aberta, livre e compartilhada de conteúdos e informação (copyleft). As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft. As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos standard de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s