Candidatos, Debate, José Fogaça, Luciana Genro, Manoela Ávila, Marchezan Junior, Maria do Rosário, Onix Lorenzoni, Pessoal, Política, Porto Algre, Prefeitura, Rogowiski, TVCOM

Bloco IV – Debate dos (as) candidatos (as) a prefeitura de Porto Alegre (TVCOM).

Bloco IV – Tema pré-definido.

Manoela para Maria do Rosário: Qual sua prioridade na saúde. Rosário: Aumentar a equipe de saúde da família, ampliar o atendimento preventivo as crianças e criar 4 centros de especialidades médicas. Manoela: O problema é mais antigo que o atual governo, e reside no não tratamento preventivo com eficiência. Eu farei mais equipes de saúde da família. Rosário: Nós fizemos muito, mas não fizemos tudo, esse é um assunto sério, que temos de necessariamente avançar mais com apoio do governo federal.

Onix para Luciana: O transporte coletivo está um caos, qual seu projeto para o tema. Luciana: Vamos fazer uma nova licitação para o transporte, com um circuíto específico para a noite, para o público que vai para as festa não precisar ir de carro, correndo risco de vida ao beber e dirigir. Onix: Concordo com a abertura do sigilo que você Luciana falou anteriormente, eu já fiz o meu por conta própria, de janeiro a dezembro de 2008 ele está aberto, já inclusive avisei a justiça. Luciana: A população cobra, pois as promessas acabam virando frustração. Acredito que é possível governar sem sujar as mãos, evitando a corrupção como no recente caso do DMLU.

Marchezan para Onix: Qual seu projeto para a segurança, pois eu já aviso, não contratarei guardas-municipais. Onix: O centro está violento, a guarda-municipal pode ajudar na prevenção. Marchezan: Vamos dar veículos para a Brigada militar, e ajudar nos serviços de inteligência junto com o estado. Onix: Nossa prioridade vai ser segurança, saúde e educação integral.

Luciana Genro para Manoela: Você vai pedir aumento de salário como a Yeda pediu. Manoela: não vou pedir, vamos priorizar a juventude com políticas sociais, vamos promover o programa “diálogo entre as gerações” e qualificação profissional. Luciana: A Manoela como deputada, votou a favor do aumento de salário dos(as) deputados(as), são recursos que fazem falta aos que mais precisam, e vou cortar 70% dos cargos de confiança na prefeitura. Manoela: A senhora Luciana Genro, poderia  ter devolvido a sobra de seu salário, mas não o fez, discursa muito sobre o tema, mas na prática, ficou com o salário.

Maria do Rosário para Fogaça: Qual o motivo do senhor não ter feito os investimentos no desenvolvimento urbano, como para a ampliação do Metrô. Fogaça: O Metrô é fundamental, e dependemos do governo federal para ampliarmos ele, com contribuições pequenas da prefeitura e do estado, de nossa parte, já assinamos a parceria com os citados governos. Rosário: Nosso desempenho na camara federal é enorme pelo tema, é maior que o necessário desempenho do governo municipal. Fogaça: O PT não fez nada em 16 anos, agora querem que eu faça em 3 anos ,mais que eles, os governos passados gastaram muito mais em publicidade.

Fogaça para Rogowiski: Como articular políticas sociais com desenvolvimento econômico. Rogowiski: Temos de criar um banco municipal. Fogaça: Defendeu seu projeto de governança municipal. Rogowiski: Temos de investir em logística.

Rogowiski para Marchezan: O senhor apoia as universidades públicas. Marchezan: Sim, mas não será minha prioridade no primeiro ano de governo, vou aproveitar as idéias de todos(as) que serão chamados a construir junto comigo. Rogowiski: Temos de melhorar o transporte e diminuir o valor da passagem de ônibus no município.

(*a frases não são precisas, fiz uma redação livre da minha avaliação sobre o sentido que cada um(a) imprimiu em cada momento.)

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s