Candidatos, Debate, José Fogaça, Luciana Genro, Manoela Ávila, Marchezan Junior, Maria do Rosário, Onix Lorenzoni, Pessoal, Política, Porto Algre, Prefeitura, TVCOM

Bloco II – Debate dos (as) candidatos (as) a prefeitura de Porto Alegre (TVCOM).

Temas pré-definidos.

Maria do Rosário para Fogaça: Habitação popular, cita os avanços do governo LULA e a defasagem dos projetos de habitação popular em Porto Alegre. Fogaça: Fiz mais casas que o PT  quando foi governo. Rosário: Defendo seu programa de moradia popular e regularização fundiária, cita que quando o PT foi governo, construía-se 1000 casas ano, sem apoio do governo federal da época (FHC). Fogaça: Defende sua gestão e diz que parte dos recursos são municipais e/ou a partir de empréstimos.

Rogowski para Maria do Rosário: Qual são suas políticas para a assistência social. Rosário: Retoma o tema da habitação, cita o sucesso de São Leopoldo no tema, na assistência social, cita os baixos números do governo Fogaça, em especial, sobre as crianças de rua. Rogowski: Apresenta seu programa no tema. Rosário: Vamos abrir 4 centros de atendimento psico-social, o CAPS que tratava de tema como álcool foi fechado, vamos também trazer novamente para Porto Alegre o FSM.

Manuela Ávila para Onix: O Brasil está bem no tema do desenvolvimento, acreditamos que uma cidade como Porto Alegre pode ter seu projeto, de forma bem clara no tema, qual suas propostas para o tema do desenvolvimento. Onix: Porto Alegre está sem projeto, está abandonada, precisamos ter novas idéias e muita ação. Manuela: Temos de pegar experiências como o CEITEC e pensar novas alternativas no campo da tecnologia. Onix: Cita a necessidade de termos uma política para o Porto.

Fogaça para Marchezan: Um programa de transporte em Porto Alegre depende muito,de um acordo com outros governos municipais, estado e governo federal. Marchezan: Vamos fazer bilhetagem eletrônica. Fogaça: A bilhetagem eletrônica sempre foi discutida e nunca foi feita, nós vamos fazer.

Marchezan para Manoela: Sobre seu projeto para a Saúde. Manoela: Melhorar o atendimento dos postos, informatizar a saúde e ampliar as equipes de saúde de família. Marchezan: Necessidade de melhorar a informação. Manoela: Fala do precário serviço de saúde da cidade, vai fazer um consórcio regional para trazer mais recursos para a cidade, devido o fato dela atender pacientes de outras localidades.

Onix para Luciana Genro: Proposta para a educação. Luciana: Denúncia o vies eleitoreiro de abertura de creches recentemente, e o excesso de propagandas da preeitura municipal na TV, cita o orçamento para propaganda do atual governor é enorme,  afirma que quando prefeita vai cortar os gastos com propaganda e cargos de confiança. Onix: A prefeitura atual tem que ter vergonha sobre sua capacidade de atendimento no tema. Luciana: O governo atual não aplicou todos os recursos da educação, vamos dobrar os recursos no tema, e terminar com as terceirizações.

Luciana para Rogowiski: Fala da situação da segurança e o que o município pode fazer. Rogowiski: Um problema do estado. Luciana: Segurança é um problema para o município sim, vamos investir na guarda-municipal, vamos cobrar dos governos municipais e estaduais. Rogowiski: Luciana desconhece a periferias de Porto Alegre, a Polícia de Porto Alegre tem medo das periferias da cidade.

(*a frases não são precisas, fiz uma redação livre da minha avaliação sobre o sentido que cada um(a) imprimiu em cada momento.)

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s