Candidatos, Debate, José Fogaça, Luciana Genro, Manoela Ávila, Marchezan Junior, Maria do Rosário, Onix Lorenzoni, Política, Porto Algre, Prefeitura, TVCOM

Bloco I – Debate dos (as) candidatos (as) a prefeitura de Porto Alegre (TVCOM).

Começando o bloco I do debate para prefeito(a) de Porto Alegre, na AMRIGS, Lasier Martins acaba de apresentar os(as) candidatos(as), a gritaria foi grande, torcidas na platéia, em maior número para Maria do Rosário, Luciana Genro e Manoela Ávila.

Primeira pergunta é de Nelson Marchezan Junior para José Fogaça: Qual sua avaliação sobre o ajuste fiscal feito por você Fogaça em Porto Alegre? O ajuste feito foi de grande acerto, defendeu também o ajuste feito por Yeda Crusius no estado.

Rogowiski pergunta a Onix Lorenzoni: O senhor acha ético os candidatos a prefeito(a), detentores de mandato, estarem concorrendo a eleição sem abrir mão dos salários e demais regalias? Onix: não respondeu, aproveito para falar que Fogaça vive numa Porto Alegre dos sonhos, uma Porto Alegre que não existe.

Maria do Rosário pergunta a Marchezan Junior: Qual será seu tratamento para a saúde, visto que atualmente os recursos diminuiram em Porto Alegre. Rosário: A saúde será central, contesta números da prefeitura de Porto Alegre, e afirma que o valores gastos com propaganda, vem aumentando consideravelmente, enquanto os postos de saúde de Porto Alegre são fechados.

Onix para Luciana Genro: Sobre o valor altíssimo gasto no transporte coletivo pela população, lembra uma antiga proposta sua, de gerar alternativa de passe-transporte mais acessível a trabalhadores(as) de baixa renda. Luciana Genro: Todas as prefeituras anteriores cederam a máfia do transporte, defende uma adequação do sistema Tri para barateamento da passagem. Onix: Lembra o valor da passagem quando Fogaça assumiu, hoje de tri-bom, o transporte urbano de Porto Alegre está tri-caro. Luciana: Lembra problemas de licitação na coleta pública de lixo na capital, licitação que foi contestada pela justiça. Fogaça: Pediu dois direitos de resposta.

Manuela Ávila para Rogowiski: Fala do tamanho de sua coligação, seu papel na Câmara Federal e pergunta: O que o senhor acha das obras do Metrô para a próxima copa do mundo? Rogowiski: É importante a obra do metrô, porém é importante manter os demais investimentos, muitas pessoas não participarão dos eventos da Olimpíadas (ops, Copa do Mundo). Manuela: Investimentos como esse, dinamizam toda a economia, refletindo em uma melhora considerável para os que participam, e para os que não.

Fogaça: Direito de resposta, sobre possível fraude nos contratos de coleta de lixo. Ataca Luciana Genro e o PT. Luciana e Maria do Rosário pedem direito de resposta.

Luciana Genro para Maria do Rosário: Volta para as possíveis irregularidades dos contratos de coleta de lixo em Porto Alegre, cita que as empresas ganhadoras são doadoras de campanha de Fogaça, e os citados até pouco tempo ainda eram cargos de confiança da prefeitura. Rosário: Da sequência e aprofunda o tema. Luciana: Vê semelhanças na situação do DMLU, e o caso nacional do ex-ministro José Dirceu. Rosário: Não da prosseguimento, e faz a defesa do PT.

Fogaça para Manuela Ávila: Fala do projeto de governança local da Prefeitura de Porto Alegre. Manuela Ávila: Diz que projeto como esse é um avanço, e que estão lastreados num histórico de democracia participativa de Porto Alegre, cita Olívio Dutra, e aponta falhas no momento atual. Fogaça: A partir do tema proposto, discorre sobre ações de seu governo. Fogaça lembra da parceria com o PPS, vice de Manuela Ávila. Manoela: Responde que sua coligação é de 7 partidos.

Direito de resposta – Luciana Genro: É necessário combater a corrupção, vamos nos comprometer em abrir mão dos sigilos bancários quando prefeitos(as).

Direito de resposta – Maria do Rosário: Combater a corrupção é ter de forma dinâmica o controle social, e voltou ao tema da limpeza pública e o caso do DMLU.

(*a frases não são precisas, fiz uma redação livre da minha avaliação sobre o sentido que cada um(a) imprimiu em cada momento.)

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s