Antropologia, Brasil, Capitalismo, Conflito, Cultura, Democracia, Desmatamento, Economia, Europa, Exploração, Governo LULA, Indígenas, Intelectuais, LULA, Mídia, Movimentos Sociais, OIT, Partidos, Polícia Federal, Política, Políticas Públicas, PSDB, Raposa Serra do Sol

Representantes Indígenas da Raposa Serra do Sol visitam a Europa.

De muito acerto político a ação de divulgar a luta indígena da Raposa Serra do Sol na Europa, os(as) representantes indígenas estão reunindo-se com autoridade de governos, parlamentos e inclusive o Papa, para pressionar na solicitação: “.. que ratifique a Convenção 169 da OIT sob povos indígenas e tribais em países independentes (que trata sobre a relação entre os povos indígenas e a sua terra, recursos naturais e oportunidades de desenvolvimento) para que outros povos nativos possam solicitar apoio”. Os(as) representantes indígenas, estão também denunciado a grilagem de terras em Roraima; o relação promiscua do governo do estado de Roraima (PSDB) e 6 latifundiários “sojeiros” e os crimes praticados contra os(as) indígenas da região.

Em rápido giro na web, percebe-se comentários “preconceituosos” com relação a ação indígena. São exemplos que ridiculizam a ida dos(as) mesmos(as) por exemplo à Portugal, na solicitação apoio a convenção 169 da OIT. Vale-se dizer, com relação ao nosso “descobrir”, que a população “moderna e branca” mantém inúmeras relações “inteligentes” e periódicas com o Portugal aqui mesmo no Brasil, por exemplo, através das portuguesas Unidas, Grupo Sonae e das empresas de capital português como a VIVO, emfim uma relação muito “autônoma” na qual “nós” é que pagamos a conta.

Os indígenas da Raposa Serra do Sol, estão fazendo uma peregrinação altiva e justa, denunciam a imposição do capital e da má política em sua reserva e estado, revindicando seus direitos e novos direitos para seu povo. Solicitam apoio a outros governos e personalidades do mundo, que pressionem o STF do Brasil e fortaleçam a ação do governo federal brasileiro de demarcação contínua das terras , e de retirada dos não-índios da reserva Raposa Serra do Sol. A ação dos(as) indígenas, da visibilidade a causa não para sí, mas “para que outros povos nativos possam solicitar apoio” como já dito.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s