Capital, Capitalismo, Emigração, Emigrantes, Europa, Governo, Greve, Jornal, Le Monde Diplomatique, Sindicato

Os sem-papéis também lutam – Imigração “ilegal” na Europa.

logoÓtima matéria que o Le Monde Diplomatique fez, li ela na revista, mas melhor agora que está disponível na web e podemos mais facilmente divulgar. Discutir e perceber o papel do trabalho dos(as) imigrantes ilegais na Europa é de grande importância, na maioria das vezes, a idéia que a grande mídia passa, é de um grupo pequeno de clandestinos(as) que causam um “problema” social e custoso para os países europeus. Muito pouco se olha (esforça-se para isso), o ponto de vista econômico desses países ao pensarem suas estratégias de desenvolvimento(nacional ou por cadeias, ex: hotelaria) contando com o importante trabalho precarizado destes(as), de baixo custo, que vai compor uma parcela considerável da reprodução dos lucros do capital Europeu. Vale também olhar a matéria pelo lado da mobilização social destes(as); a ação do estado frente essa mobilização; as reavaliações do movimento sindical europeu e a própria indução feita pelo sistema para a migração que ele próprio condena.
“Alvos de perseguições cada vez mais freqüentes em toda a Europa, os imigrantes não-regularizados articulam uma onda de greves na região de Paris. Muitos já não temem aparecer em manifestações públicas. Seu trunfo: o continente que hipocritamente os persegue não pode viver sem eles” Por Olivier Piot – Integra AQUI, mais AQUI.

Padrão

Um comentário sobre “Os sem-papéis também lutam – Imigração “ilegal” na Europa.

  1. Cintia disse:

    Nas palavras de Galeano…
    “…Bem pouquinho tempo atrás, por
    exemplo, a Europa aprovou a lei que transforma os imigrantes em criminosos.
    Paradoxo de paradoxos: a Europa, que durante séculos invadiu o mundo, fecha a porta no nariz dos invadidos, quando eles querem retribuir a visita. E
    essa lei foi promulgada com uma assombrosa impunidade, que seria inexplicável se não estivéssemos acostumados a sermos comidos e a viver com medo…”
    Eduardo Galeano, as palavras e a alma da América Latina
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15091

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s