Pessoal

Alfonso Cano é o novo comandante das Farc.

Guillermo León Sáenz Vargas, conhecido como Alfonso Cano, é o novo chefe do bloco occidental das FARC em substituição a Marulanda “Tirofijo” que faleceu em 26 de março último. Nascido em 22 de julho de 1948 em Bogotá, Alfonso Cano estudou Antropologia e direito na Universidad Nacional da Capital.

Nos anos setenta, militou no Partido Comunista, do qual chegou a ser um dos principais líderes. Naquela época foi detido em várias ocasiões. Nos anos oitenta, já nas fileiras da guerrilha, participou da formação da União Patriótica, nascida como parte das negociações de paz com o presidente Belisario Betancourt (1982-1986).

Após a morte e desaparecimento de 3 mil militantes da União Patriótica em mãos de paramilitares e militares, ele se encarregou da direção do bloco noroeste das FARC na região de Urabá, fronteira com Panamá. Desde o ano 2000, é responsável pelo Movimento Bolivariano da Nova Colômbia. Sobre suas costas estão 47 ordens de busca e captura e uma “circular vermelha” da Interpol. Em que pese isso, encabeçou a delagação da guerrilha nas conversações frustradas com o governo de Cezar Gaviria (1990-1994), em Caracas, e na localidade mexicana de Tlaxcala, em 1991 e 1992.

Um antigo companheiro da Universidade resaltou que Cano foi “ um excelente estudante de história, e que o apaixonava as ciências políticas. Sabe escutar e respeitar as posições de seus adversários políticos e busca sempre uma saída política”, salientou. Um de seus seis irmãos é membro da Comissão do Governo de Bogotá pelo Pólo Democrático.

(Na foto: Cano, ao lado de Marulanda, é o novo Comandante das FARC)

Fontes: KAOSENLARED e ECONOMIASOCIALISTA

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s