Bucareste, Cinema, Comunismo, Filmes, História, Política, Revolução, Socialismo

“A Leste de Bucareste” um ótimo filme sobre a história e as revoluções. Título original ”A Fost Sau n-a Fost?”

Alguns domingos atrás, eu Cíntia, bem deitados em nosso sofá assistimos a noite o ótimo filme Romeno “A Leste de Bucareste” (título original ”A Fost Sau n-a Fost?”). Filme pacientemente encontrado pela Cíntia na internet.

Indiscutivelmente “A Leste de Bucareste” é uma ótima articulação de humor-político regado a um bom rigor de fotografia. Além de indicá-lo a todos/as que por esse não-lugar passam, aproveito para colocar essa pequena resenha abaixo, pois achei poucas e curtas as resenhas do filme na internet, aproveito também, para dedicar esse post aos meus amigos/as do blog Economia Socialista.

“A Leste de Bucareste” – título original – A Fost Sau n-a Fost?

Ficha Técnica: Título Original: A Fost Sau N-a Fost? Gênero: Comédia, Tempo de Duração: 89 minutos, Ano de Lançamento (Romênia): 2006, Direção: Corneliu Porumboiu, Roteiro: Corneliu Porumboiu, Música: Rotaria, Fotografia: Georges Dascalescu e Marius Panduru.

Elenco: Mircea Andreescu (Piscoci) Teodor Corban (Virgil Jderescu) Ion Sapdaru (Manescu) Cristina Ciofu (Vali) Luminita Gheorghiu (Doamna Manescu) Lucian Iftime (Costel) Mirela Cioaba, Constantin Dita.

“A Leste de Bucareste” é ambientado na Romênia, no ano de 2005, em meio a muitos símbolos e hábitos de uma sociedade politicamente híbrida, pós-comunista e assumidamente capitalista que vai conservando e metamorfoseando aspectos de ambos regimes em seu dia-a-dia – as constantes ávores de natal pra cá e pra lá me passam muito isso. A centralidade do filme fica em torno de um programa de uma emissora de TV romena (que lembra muito nossas Tvs comunitárias) que organiza um debate para discutir as mudanças no país desde a queda do ditador Ceausescu, no natal de 1989. A tônica central do programa é a pergunta – Nossa cidade fez a revolução? O local em questão é uma pequena cidade a leste da capital Romena Bucareste.

Com aval do regime soviético, Nicolae Ceausescu (1918-1989) presidiu a Romênia com a mão pesada do Partido Comunista de 1965 a 1989, ano de sua destituição e sua execução. Na época, movimentos de libertação irradiavam de Berlim, onde o Muro caíra meses antes, no sentido do Leste da Europa. Na cidade romena de Timisoara, no dia 17 de dezembro, manifestantes anticomunistas foram recebidos a tiro pela Securitate, a polícia de Ceausescu. O povo reagiu em diversas cidades. Cinco dias depois, quando a rebeldia chegou à capital Bucareste, o ditador entregou o posto. 22 de dezembro de 1989 é lembrado na Romênia como o dia da revolução que derrubou Ceausescu.

No filme temos um programa de debate com um ancora (muito semelhante ao palavras cruzadas e o Lasier Martins em todos os sentidos), o próprio dono da TV, um professor de história que defende ter participado das manifestações populares pró-queda do ditador junto a praça central da pequena cidade e um segundo convidado que impossibilitado de ir, foi substituído por um senhor aposentado que se veste de papai noel, amigo do ancora e do professor. O programa é aberto a ligações telefônicas, para ajudarem os convidados a discorrem sobre o fato histórico.

“A Leste de Bucareste” quando trás a tona a pergunta – Nossa cidade fez a revolução? Propicia debater se foi revolução ou comemoração o acontecido na cidade, hora visto que, a dúvida reside se a pequena cidade de fato ajudou na revolução que ocorria centralmente em Bucareste, ou apenas comemorou tranquilamente e de forma segura na praça após a queda do ditador. A rede nacional de TV Romena, televisionou a queda de Ceausescu às 12h08, resta saber a que hora a cidade foi para a praça.

Mais profundamente ainda, a situação que fica colocada entre a película e os/as que a assistem, é uma forma muito sensível de tratar as vontades, crenças e identidades passadas ou futuras que muitos/as de nós guardam do fazer a revolução e que de fato podem ou não, influirem na forma que contamos a história.

A pedido:

Torrent do filme AQUI, legenda em português AQUI (crédito do ótimo Makingoff)

Padrão

3 comentários sobre ““A Leste de Bucareste” um ótimo filme sobre a história e as revoluções. Título original ”A Fost Sau n-a Fost?”

  1. Chris disse:

    Você poderia me indicar um link para download com legendas em portugues ou ingles?? Eu vi um “pedacinho” deste filme no telecine cult…mas infelizmente foi em um horario medonho (5:00 da manhã)quando estav saindo para o trabalho…e aparentemente não será reprisado tão cedo…se puder me ajudar agradeço ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s