Capitalismo, Informação, Internet

Eu, o sistema, a Regina e R$ 40,00 de desconto

Não acredito na livre concorrência do capital como “solução”, nem tão pouco que o seu modelo de organização da economia e do trabalho venham a inverter o vetor de miserabilização de populações por todo o mundo – produto esse do próprio modelo capitalista. Preferia que os serviços essenciais como água, luz, telefone, construção civil, alimentação, alternativas básicas de lazer, educação, etc… por exemplo, fossem autogestionárias, familiares e de pequeno porte e impacto ambiental, sobre posse dos(as) trabalhadores(as) e ou públicos – ainda que, sobre outros patamares de organização do serviço público e com uma economia de certa forma planificada. Como diz um “empresário” no documentário Corporation – “alguns produtos que não podem ser produzidos de forma sustentável não deveriam existir”.

Voltando.

Hoje tirei a manhã para conversar com o “sistema”, me refiro ao sistema da Brasiltelecom, tirei a manhã, pois foi mais de 18min só para ser atendido pela telefonista “Regina”, mas bem, explicando: tenho em minha casa uma internet turbo 800Kb na qual pago R$ 119,00 p/mês, acontece que no site da Brasiltelecom é oferecido um plano TURBO 2MB (2000Kb) por 99,00 p/mês (20,00 a menos do que eu pago, o valor não aparece no site, mas liguei para lá e é R$ 99,00 mesmo). No site da GVT é melhor, por R$ 69,00 p/mês (R$ 50,00 a menos do que eu pago a Brasiltelecom) é oferecido o plano UNIQUE com link de 2MB (2000KB) + 600 min. incluídos de ligação telefônica + fale de graça com 3 números locais GVT + identificador de chamadas. Como percebe-se, temos ai uma diferença de preço, produtos e serviços enorme, um ilícito de certa forma legalizado pela livre concorrência.

Seguindo.

Mas bem, lá vou eu 134 14 – e 18 min. de blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá, até que: – alô, telefone DDD senhor? Alô Regina? Expliquei a Regina a situação descrita no parágrafo anterior, Regina me disse que o plano 2MB da Brasiltelecom ainda não tem suporte na região de minha residência, avisei a ela que iria encaminhar o cancelamento portanto, mas ela disse-me que tinha 2 propostas em “primeira mão” para mim (percebi aqui que ela era uma telefonista ativa – deveria ganhar mais).

Propostas:

1)Aumentar minha internet para 1MB + 200min de fixo – fixo + identificador de chamadas, por R$125,00 p/mês;
2)Manter minha internet em 800Kb + um desconto de R$ 40,00 p/mês;

Frente ao quadro oferecido, confirmei a Regina que escolheria a segunda opção (2), o desconto de R$ 40,00, passando a pagar a partir da próxima fatura o valor de R$ 79,00 e não mais R$ 119,00 p/mês. Vale ressaltar, que anteriormente tinha me informado sobre a disponibilidade do plano da GVT (esse sim, melhor na atualidade) – mas ele não estava disponível na minha região.

O que fica de aprendizado afinal:

1)Se você tem contrato com a Brasiltelecom, trate de ligar para lá 134 – 14 e encaminhe seu aumento de banda sem acréscimos ou efetue um desconto significativo;
2)Se tem acesso a GVT, encaminhe a troca da Brasiltelecom pela GVT, atualmente vale a pena;
3)Se o valor oscila tanto de uma empresa a outra, imagina qual deve ser a taxa de lucro de ambas, ou vocês acham que a GVT perde dinheiro e /ou não faria o mesmo com você?
4)Poderia eu ter reclamado esse desconte já a um, dois, três meses, não sei ao certo, imagina quantas pessoas mais estão na mesma situação? Quantos milhões de reais no mês devem entrar nos cofres da Brasiltelecom, nessa operação de saque aos meus bolsos ao não me informarem um desconto possível? Quantas milhares de outras pessoas também passam por isso hoje? São valores que deixariam o Renan Calheiros pequeninho e envergonhado, mas a TV nada fala, nem os jornais noticiam.

Um abraço,
Lucio Uberdan

Padrão

Deixe uma resposta

