Bahman Ghobadi, Budismo, Cinema, Coréa, Crianças, Filmes, Guerra, Kim Ki-Duk, Kurdistão, Samsara

“Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring” – “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” e “ Turtles can fly” – “Tartarugas não podem voar”, foram os filmes do fim de semana que eu não poderia deixar de indicar.

Entre outras coisas, nesse fim de semana assisti dois filmes – “Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring” e “ Turtles can fly”. O primeiro: “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” do diretor sul-coreano Kim Ki-Duk, é fantástico, um filme de takes longos, uma fotografia excepcional. Um filme com pouquíssimos diálogos, tendo nos olhares, gestos e situações, a residência do necessário para que você extraia a mensagem. O filme conta a história de um velho monge budista e seu aluno, conforme as estações do ano passam, a vida prossegue seu ritmo natural chocando-se com as tradições e ensinamentos, de uma forma ou outra, toda a natureza demonstrará-se em sua potência e beleza, bem como, a superação da roda da vida – samsara em direção a Mandala do Prajnaparamita.

O segundo filme:

“Tartarugas não podem voar” – “Lakposhtha hâm parvaz mikonand” (2005) do diretor iraniano Bahman Ghobadi teve um plus a mais, eu vi ele junto com minha companheira – sempre é melhor sem dúvida :). O filme é mais que um filme, é uma história de vidas, uma película complexa de muitas realidades e superações super-humanas. Em um campo de refugiados no Kurdistão, centenas de curdos esperam o provavel inicio da guerra (invasão Americana). Sr. Satélite é o nome de um jovem instalador de antenas, desarmador de minas que com muita esperteza e argumentos organiza o trabalho das crianças, esse assume para si a responsabilidade sobre elas e seu trabalho sendo assim obedecido e respeitado por elas e por todos refugiados. Um outro jovem do campo desarma minas para venda por conta própria, questão essa que causa atrito com Sr. Satélite, esse atrito só será superado pelo fato desse segundo jovem ter premonições em sonhos. Junta-se a isso o fato desse ter uma irmã (jovem também) por qual Satélite apaixona-se, essa por sua vez vive conflitos com a criança cega que ela e seu irmão cuidam, esses conflitos a levarão para decisões extremas. Um filme muito forte e complexo, inúmeros temas, propostas e situações circulam por ele, mas uma mostra-se claramente a nosso olhos, nenhuma guerra deveria ser tolerada como nós estamos sendo capazes de tolerar.

Padrão

3 comentários sobre ““Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring” – “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” e “ Turtles can fly” – “Tartarugas não podem voar”, foram os filmes do fim de semana que eu não poderia deixar de indicar.

  1. Pingback: A Casa Vazia de Kim-Ki-Duk. «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s