Filmes, Revolução

Water – um filme sobre liberdade e revolução

“Meus queridos irmãos e irmãs… …por um longo tempo eu acreditei que Deus era a verdade. Mas, hoje eu sei, que a verdade é Deus. A perseguição da verdade… é inestimável pra mim. Eu acredito que será o mesmo pra vocês.” – Gandhi

Ontem a noite, coloquei a rodar em meu computador o filme “WATER” do diretor Deepa Mehta. Water é uma produção conjunta Índia/Canada. Ambientado na década de 30 na Índia, década turbulenta e de grandes transformações devido a defesa da Satyagraha feito por Mahatma Gandhi. Durante mais de uma dezena de anos, Gandhi irá disseminar a desobediência civil através da “resistência passiva” por toda a Índia, tendo a “Marcha do Sol” como um dos momentos cruciais.

O filme conta a história da menina Chuyia de 8 anos. “Chuyia já é viúva, e nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas – uma casa onde estas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar”. Na concepção religiosa dos Hindu da época, com a morte do marido, a mulher assumirá uma condição de meia-morta, como se a mesma tivesse de certa forma falecido igualmente. Chuyia não adpta-se a essa condição, apesar de ainda muito jovem, irá ser a indutora de uma reflexão acercada da condição de vida daquelas mulheres.

Um filme lindo, que mescla a reflexão e meditação daquelas mulheres acerca da opressão que vivem – uma revolução pessoal, junto ao avanço das idéias libertadoras de Ghandi, que no período encontra-se em liberdade e em perigrinação pela Índia – uma revolução social. A mescla de duas revoluções necessárias de caminharem juntas, não mudaremos o mundo sem mudarmos internamente, não ficaremos satisfeitos com nossa mudança interna sem lutarmos para mudarmos o mundo. Uma apenas, será fracassada, esse é de certa forma um dos ensinamentos de Sidarta Gautama.

Um abraço – Lucio Uberdan

Padrão

9 comentários sobre “Water – um filme sobre liberdade e revolução

  1. relatividade disse:

    Olá Andréa,
    Sobre o filme no Brasil eu não sei, mas eu baixei ele da internet, vou procurar de onde e te envio, pode ser?
    Um abração.
    Até mais,

    Lucio Uberdan

  2. Vinicius Carneiro disse:

    por favor me indique um site bom e confiavel pra eu baixar esse video e me passe uma lista sobre titulos de videos bons e alternativos….
    obrigado
    Vinicius Carneiro

  3. Teresa Lança disse:

    Olá!

    Adorei esse filme, acho que é uma obra prima e é optimo para sensibilizar mentes em relação ao que se passa (ou passava) na Índia. Conhece os restantes filmes da trilogia, “Fire” e “Earth”?

  4. Angéliica disse:

    Olá gostaria de saber se pode assistir esse video legendado ou dublado…pq acredito que não só eu como muitas outras pessoas também gostariam…
    e se tiver … deixem o link por aki..
    Bjs!

  5. analice disse:

    Ola,

    Assisti esse filme em lingua frances, é realmente muito bom. Gostaria de compra_lo traduzido pra o portugues, onde encontra -lo?

    agradeço desde ja

    analice

  6. Teresa disse:

    Lucio, belíssimo filme mesmo. Apenas uma correção, o filme é de uma mulher, a consagrada diretora Deepa Mehta. Porque será que as pessoas automaticamente assumem que bons filmes, mesmo quando sobre uma temática próxima a experiência de vida das mulheres, são dirigidos homens? Fica a dica. Mas parabéns pela escolha.

Deixe um comentário

