Capitalismo, Cultura, Imagem, Livros, Modernidade, Movimentos Sociais, Pessoal

Uma viagem retrô…

Não é nada especial esse post (se bem que até acho que é). Ontem depois de uma prova sobre o pensamento de José de Souza Martins na disciplina de “Questão Agrária”, subi até o centro para pegar o ônibus para minha casa, fui conversando com o cobrador que é meu amigo e percebemos que tínhamos a mesma idade (32 anos) eis que ele lembrou (durante a conversa) de diversos símbolos que comporam diferentes tribos (por estilo e classe social) adolescentes na década de 80. Entre tantos exemplos maravilhosos (hoje hilários), cito: “O Maça Verde”; “Tênis Lecheval”; “Calça Wangler”; “Camiseta da Pichulyn”; “Cinta da Gang”; “Banda Erasure”. Enfim muito legal e engraçado essas lembranças, aposto que alguns ao lerem esse post vão se identificar com esses itens, ou podem remorar os seus (eu me encaixo aqui).

Obs 1: A obra de José de Souza Martins é muito interessante (grande indicação), fiz uma cópia do DVD da entrevista dele no Roda Viva (TV Cultura) anos atrás. Sociólogo da Escola de Florestan Fernandes do qual foi assistente, Martins pensa muito o mundo Rural (início de suas pesquisas), a escravidão contemporânea, os Linchamentos, o capitalismo, a sociologia da imagem, a reforma agrária e o conceito de “Exclusão Social” – para esse pesquisador um conceito complicado e conservador. Estou usando dessa percepção e pesquisa de Martins para pensar uma contribuição qualificada e crítica sobre outro conceito – “inclusão Digital”.

Obs 2: Duas amigas, tem dois livros dele diferentes cada uma, a Melina tem a Sociedade Vista do Abismo ea Márcia tem Reforma Agrária: O impossível diálogo. Isso quer dizer que minhas leituras de Martins, podem avançar com baixo custo, certíssimo.

Padrão

Um comentário sobre “Uma viagem retrô…

Deixe um comentário

