Pessoal

Trabalho, Livros, Faculdade, Música, Internet e … (Pontinhos parte I)

No título citei inúmeras práticas do meu cotidiano, mas na seqüência do post quero inovar, vou abordar o não compreendido do título, o que está impreciso, o incerto, “o que tem jogo” ou seja, abordar apenas os (…). Essa decisão de falar dos mesmos, da-se pelo fato de coisas “boas” terem acontecido, situações que determinam o fim de um período que vinha arrastando-se e, abertura de um outro momento, de certa forma repetitivo, novo e ilimitado.

 

Normalmente, muito pouco escrevo na forma direta sobre a minha pessoa, às vezes penso, estaria eu “cumprindo” a “natureza” de um blog? Pois bem, pensando nisso, ainda que com dificuldades de falar diariamente de meu dia, vou desenvolver alguns post’s que penso serem interessantes para mim. Tentarei me auto-observar.

 

Mas voltando, quero falar deles, eles mesmos, os três pontinhos, os caros e importantes (…) finais. Para início da conversa, vou localizar (explicar) os três pontinhos, como dois distintos e misturados aglomerados, o primeiro seria a princípio: “da incerteza e reprodução do meu exterior” (não achei nada melhor que exterior) o segundo, seria totalmente diferente e ficaria mais ou menos assim a princípio: “da incerteza e reflexão do meu interior” (não achei nada melhor que interior).

 

Mas sério, vou falar dos pontinhos, é para isso que estou aqui, falar desses que são companheiros constantes, por vezes nem tão companheiros, por outras nem tão constantes, mas, eis que basta eu lembrar deles (concentrar neles) e tornam-se “já” constantes e pesados como nunca percebido, é um movimento instantâneo: olhou, pesou. Recordo-me para exemplificar, de Frijot Capra escrevendo acerca do “observador” na física quântica – “O observador é imprescindível não só para que as propriedades de um fenômeno atômico sejam observadas, mas também para ocasionar essas propriedades. Minha decisão consciente acerca de como observar, digamos, um elétron, determinará, em certa medida, as propriedades do elétron. Se formulo uma pergunta sobre a partícula, ele me dá uma resposta sobre partícula; se faço uma pergunta sobre a onda, ele me dá resposta sobre onda. O elétron não possui propriedades objetivas independentes da minha mente. Na física atômica não pode ser mais mantida a nítida divisão entre mente e matéria, entre o observador e o observado. Nunca podemos falar da natureza sem, ao mesmo tempo, falarmos de nós mesmos”. Portanto, os três pontinhos (nessa analogia) tão aqui e acolá, percebidos e não percebidos, mas, tão presentes e juntos, quanto ausentes e distantes.

 

Estando eu absorvido no “Trabalho, livros, faculdade, música, internet” muito pouco vou perceber dessa “incerteza” de tudo, em tudo, de todos(as) em todos(as) e raramente vou sentir ela próxima, mas estão lá, basta que eu, o observador, resolva olhar para minha volta e perceba a mecanicidade da minha (re)produção e (re)flexão cotidiana da vida, basta também, que eu de uma olhada para dentro de mim, que medite para identificar e limpar as identidades que eu acredito serem o meu “eu” único e indivisível e rapidamente os três pontinhos serão ou no exterior ou no interior, elementos constitutivos e centrais.

 

Com referência no primeiro aglomerado inicialmente, recordo-me de Lévy em seu “Inteligência Coletiva”, na página 126 ele diz que “os seres humanos não habitam apenas no espaço físico ou geométrico, vivem também, e simultaneamente, em espaços afetivos, históricos, espaços de significação em geral”. Será a partir dessas contribuições (do post) até aqui desenvolvidas, que vou de forma humilde (na seqüência) tentar formular acerca dos dois aglomerados citados que compõem os (…) (pontinhos, de novo eles) de minha vida, do momento atual (de certa forma positivo), das reflexões desenvolvidas nesse período, no período passado e que virá.

Bjos – Lucio Uberdan

Padrão

Deixe um comentário

